Termos e Conceitos da nossa Oficina de Diplomática e Tipologia

E aí, Pessoal. Tudo bem?

Como forma de aprimorar e aprofundar os pontos que serão expostos durante a nossa Oficina de amanhã (dia 10/11), fizemos esse post que busca basicamente inserir vocês, leitores do nosso blog, a um cenário extra das cartas de preso.

Como vocês já sabem, a nossa oficina irá abordar o tema das cartas de presos que vão para o arquivo do STF. Como iremos abordar temas diversos, abrangendo o Direito e, principalmente, a Arquivologia que é o nosso curso na UnB. Dessa forma, alguns termos que usaremos podem parecer um pouco estranhos para quem não está muito familiarizado. E foi pensando nisso que resolvemos apresentar neste post alguns desses termos que usaremos.

Arquivologia
Disciplina que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e preservação utilização dos arquivos

Autenticidade
É a qualidade, condição ou caráter de autêntico. Dessa forma conseguimos identificar a autenticidade nas cartas de presos através de assinatura, carimbo e selo do correio, nome, RG, filiação e matricula do remetente, número do processo, data.

Diplomática
Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. Através da diplomática conseguimos fazer uma análise completa do documento em sí.

Fundo
Conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência, ou seja, a entidade coletiva, pessoa ou família que produziu aquele documento.

Veracidade
Esta é a capacidade de descobrir se o documento é verdadeiro.

Tipologia
A tipologia é o contrário da análise da Diplomática. Ela analisa os documentos pela forma como eles estão presentes no fundo.

Habeas Corpus
 É uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira.

Trâmite
Este é o procedimento para determinado fim; curso regular para a consecução de algo.

Processo
O processo pode ser uma ação judicial, a sequência de atos predefinidos de acordo com a lei, com o objetivo de alcançar um resultado com relevância jurídica.


Bibliografia
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística




Quer Saber mais sobre alguns temas da nossa Oficina??  Basta visitar essas páginas que estão bem aqui mesmo no nosso Blog:

Autenticidade e Veracidade:

Análise Diplomática e Tipológica de nossas cartas:

A diferença entre alguns termos e conceitos interessantes:


Comentários

Postagens mais visitadas