Bem vindos ao nosso Blog!






Você sabia que muito além de documentos administrativos ou relacionados às atividades finalísticas da instituição, os arquivos do Supremo Tribunal Federal (STF) contam com um vasto acervo documental composto por cartas de presidiários (isso mesmo... cartas de presidiários) enviadas a este órgão publico.

Esses documentos que podem causar espanto e cutucar a curiosidade de muitos, se tratam de cartas redigidas à mão, muitas escritas informalmente, mas que cumprem o principal objetivo de quem as escreve: chegar até as autoridades aqueles que, condenados pela justiça do país, já não tem mais voz. As cartas têm um conteúdo bastante diverso: vão de pedidos de liberdade à declarações de saudade aos familiares do remetente. Apesar de saber que discussões sobre a situação dos presos no sistema carcerário do Brasil tem sido um tema bastante divulgado, o nosso objetivo aqui não é esse.            
O blog é formado por uma equipe de estudantes de arquivologia da Universidade de Brasília, por isso, o conteúdo das postagens serão relacionados muito mais à análise deste tipo documentos (cartas de presidiários)do que ao conteúdo em si composto em cada carta.            Para saber um pouco mais sobre a gente, sobre essas cartas e também conhecer um pouquinho do que estudamos, fique ligado nas postagens semanais aqui no blog! Esperamos que tenham um bom proveito. Até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas