Tarefa 3 em grupo –Conceitos ligados a tipologia documental
As vezes todos esses
conceitos parecidos acabam nos atrapalhando um pouco, não é? Dá um nó na
cabeça!
Pensando em ajudar nossos
queridos estudantes confusos, nós do Habeas Data pegamos todos esses conceitos
parecidos e diferenciamos para esclarecer as coisas um pouco!
Espécie x Tipo
A espécie é como o documento
foi criado, a configuração que ele tem de acordo com a disposição e a natureza
da informação, ele seria como uma fórmula. Por exemplo: cartas, atas, decretos.
O tipo é o uso da espécie em ação, não mais usado como fórmula, mas sim como se
tivesse sido preenchido com a
atividade que o gerou. O tipo é uma junção espécie + função. Por exemplo: cartas
régias, atas de reunião, decretos-leis.
Série x Tipo
A série pode ser definida
como uma sequência de documentos relativos a uma mesma atividade, assunto,
função ou tipo documental. O tipo, como foi falado acima, é a configuração que
assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou.
Arquivo x Coleção
O arquivo é um conjunto de
documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte. A coleção, que é bastante confundida
com um arquivo, é um conjunto de documentos reunidos em função do seu
conteúdo, sem relação direta com as funções administrativas do seu titular. Os
dois se diferenciam pelo fato de que o arquivo tem uma relação natural entre
seus documentos, em decorrência das atividades da sua entidade produtora.
Classificação x Plano de
Classificação
A classificação é um modo de
organização dos documentos nos arquivos e ela deve ser capaz de identificar as
espécies do acervo da organização e identificar quais as funções se relacionam
a quais documentos. O plano de classificação é um instrumento arquívistico,
elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da
análise do arquivo por ela produzido, que distribuí os documentos em classe, assim
facilitando a organização do acervo. O plano de classificação é o instrumento
necessário para a classificação.
Autenticidade x Veracidade
A autenticidade diz respeito
a geração de um documento e as qualidades que o tornam verdadeiro para que ele
possa exercer a sua função administrativa. Por exemplo, um diploma de conclusão
de ensino superior precisa de várias características para que ele seja
autêntico, como assinaturas, talvez uma marca d’agua, um tipo de papel
diferente. A veracidade diz respeito ao conteúdo do documento, se é verdadeira
ou falsa a informação contida nele. A autenticidade não garante a veracidade de
um documento, e vice e versa.
Comentários
Postar um comentário