Roteiro da apresentação da Oficina de Diplomática e Tipologia

Eai pessoal, como sabem amanhã é o dia da nossa oficina da matéria de Diplomática e Tipologia. Segue aqui um roteiro do que iremos apresentar, espero que gostem!!

A ordem dos temas que permeiam a nossa oficina é a seguinte: primeiramente iremos começar a apresentação do conceito principal, que seria as cartas de presos e a sua relação com a obtenção do Habeas Corpus por parte dos detentos. Nesse caso específico, a chamada principal de nossa apresentação, no caso o banner feito, será bastante alusiva.


A parte seguinte é uma explicação sobre como ocorre a tramitação das cartas desde a prisão até a instância máxima da justiça federal, o STF, e como as mesmas chegam até um ministro, cumprindo sua finalidade original. Assim, desde já, há um intercâmbio de informações onde é inserido tanto a arquivologia quanto o direito. Uma parte bastante importante de nossa apresentação é que iremos disponibilizar o processo de tramitação, feito a partir de um bizagi, das cartas dos presos dentro da própria instituição STF, o que ajuda na compreensão geral do assunto.


Depois do processo acima, iremos analisar as especificidades das cartas e as informações específicas da matéria de Diplomática e Tipologia Documental, inserindo um público leigo em um cenário arquivístico bastante interessante e necessário. Ao final, serão distribuídas pequenas lembrancinhas que de alguma forma fazem referência ao nosso tema, distribuindo também nosso endereço virtual aos interessados.
É isso aí galera! compareçam a nossa oficina!!

Comentários

Postagens mais visitadas